NACIONAL: Grande São Paulo registra 5 mortos e 2 feridos durante a noite.



Pelo menos cinco pessoas foram mortas e duas ficaram feridas entre a noite dessa sexta-feira (23) e o início da madrugada deste sábado, na Região Metropolitana de São Paulo. Os crimes ocorreram em um intervalo de oito horas, entre as 20h30 e 0h30. Três das mortes, uma delas de um adolescente de 15 anos, ocorreram em três casos de tentativa de assalto, em Mauá e Ribeirão Pires, na região do ABC, e na zona leste da capital paulista. O saldo da violência das últimas nove noites na Região Metropolitana é de 62 mortos e 47 feridos, segundo levantamento do estadão.com.br.

Uma tentativa de assalto a um posto de gasolina terminou com um bandido morto e um dos frentistas baleado, por volta das 20h30 de sexta-feira, em Mauá, no Grande ABC. Armados, dois homens numa moto entraram no estabelecimento, localizado na altura do nº 1.040 da Avenida Castello Branco, e anunciaram o assalto. Um policial militar do 30º Batalhão, à paisana, estava no posto, testemunhou a ação da dupla e reagiu.

Um dos bandidos, identificado como Danilo Lemes da Costa, de 26 anos, foi baleado e morreu no local. Segundo a polícia, o assaltante já tinha passagem por roubo. O outro conseguiu fugir. Um dos disparos do confronto atingiu um dos frentistas, que sobreviveu. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Mauá e será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Um suspeito morreu e outro ficou ferido, no final da noite, durante um assalto a uma chácara localizada na altura do nº 10 da Rua Carlos Silvério, no Jardim Valentina, em Ribeirão Pires. Policiais militares foram acionados por moradores que ouviram disparos de arma de fogo. Ao chegarem no endereço fornecido, encontraram um homem ferido e ao lado dele um revólver. O suspeito foi levado ao pronto-socorro do Hospital Nardini, onde permanecia internado.

O suposto comparsa do suspeito ferido foi encontrado pelos policiais caído e morto na Rua Francisco Tometich, próximo da chácara. Acredita-se que ele tenha participado do assalto e, após ser baleado, correu, mas acabou não resistindo. Outra hipótese é que o assaltante foi perseguido e alcançado pelo atirador, que ainda não foi localizado. Uma quantia em dinheiro, possivelmente do assalto realizado na chácara, foi encontrada com o suspeito atendido no pronto-socorro.

Um policial militar à paisana matou um adolescente de 15 anos ao ser atacado, às 23 horas na esquina da Avenida Marechal Tito com a Rua Manoel Bueno da Fonseca, no Itaim Paulista, zona leste de São Paulo. O policial estava de folga e voltava para casa em sua moto quando foi abordado pelos criminosos, ambos a pé, junto a um semáforo. Armado, o menor, segundo a PM, teria anunciado o assalto e foi baleado. Mesmo encaminhado ao pronto-socorro do Hospital Santa Marcelina, não resistiu. O outro assaltante conseguiu fugir.

HOMICÍDIOS - Um homem foi encontrado baleado, ao lado de seu carro, uma Parati, por volta da 0h30 deste sábado, na altura do nº 136 da Estrada Canal da Cocaia, no Parque Cocaia, na zona sul da capital paulista. Uma testemunha ligou para o 190 e disse que, ao passar pelo local, viu a vítima caída próximo ao veículo. Policiais militares foram até o endereço e encaminharam Valdir Bento da Silva para o pronto-socorro do Hospital Dona Maria Antonieta Ferreira, onde a vítima morreu. Não se sabe ainda se o proprietário da Parati foi baleado por assaltantes. A Polícia Civil não forneceu detalhes do crime.

Meia hora antes, policiais militares do 30º Batalhão encontraram um homem baleado na Rua Ingá, no bairro Planalto Bela Vista, também em Ribeirão Pires. Acionados por moradores que ouviram os tiros, os PMs foram até o local e socorreram a vítima que foi levada para o pronto-socorro São Lucas, onde morreu.

MANIFESTAÇÃO - Moradores do Conjunto Habitacional Chácara Bela Vista, localizado na Rua Giuseppe Marino, no Parque Novo Mundo, na zona norte de São Paulo, realizaram uma manifestação e entraram em confronto com a policiais militares do Batalhão de Choque no final da noite ao tentarem interditar a Marginal do Tietê. O protesto ocorreu durante o velório de um dos dois jovens mortos a tiros na madrugada de quinta-feira.

Ao correrem para dentro do conjunto habitacional, os manifestantes atiraram pedras contra os policiais, que revidaram com balas de borracha e bombas de efeito moral. O tumulto foi controlado no início da madrugada. O setor de Comunicação Social da PM não soube informar se houve feridos nem se alguém foi preso durante o confronto.
Fonte: Agência Estado


ÚLTIMAS: Terremoto sacode o leste do Japão.



Um terremoto de 4,9 graus de magnitude sacudiu edifícios em Tóquio, no leste do Japão, neste sábado (24), disse a agência meteorológica japonesa.

Segundo a agência, o terremoto ocorreu às 17H59 (08H59 GMT; 06H59 de Brasília), conforme divulgado pelo canal de televisão NHK.
Fonte: AFP


ÚLTIMAS: PF faz apreensão no escritório da Presidência em SP.


A chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Novoa de Noronha, e o advogado geral da União adjunto, José Weber Holanda Alves, braço direito do advogado geral da União, Luís Inácio Adams, são os dois principais alvos da Operação Porto Seguro da Polícia Federal (PF), deflagrada nesta sexta-feira (23) em Brasília e São Paulo. O objetivo é desarticular uma organização criminosa infiltrada na máquina federal para a obtenção de pareceres técnicos fraudulentos em benefício de interesses privados.

A PF apreendeu documentos do gabinete do número dois da AGU, que fica no mesmo andar da sala de Adams, em Brasília, e no escritório da Presidência em São Paulo, localizado no 17.ª andar do prédio do Banco do Brasil, na Avenida Paulista. Holanda já prestou depoimento. A PF imputa a ele e a Rosemary crime de corrupção ativa.

Desde o início da manhã, Adams está reunido com sua equipe para avaliar o impacto da operação na pasta. A AGU ainda não se manifestou sobre o caso e deve soltar uma nota em breve. A Presidência da República ainda não se pronunciou.

A operação da PF, coordenada pela Superintendência de São Paulo, realizou buscas e apreensões em seis órgãos públicos em Brasília e apreendeu, no total, 18 malotes de documentos. Entre os órgãos devassados estão a Agência Nacional de Águas (ANA), onde atua desde 2010 o diretor Paulo Rodrigues Vieira, indicado para integrar o colegiado do órgão pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Fonte: Agência Estado


Pernambuco garante bons resultados no primeiro dia do Norte-Nordeste.


A estreia de Thiago Benedito, o Curió, no Campeonato Norte-Nordeste de Atletismo Adulto não poderia ser melhor. É que além do ouro no lançamento de martelo, o jovem de 20 anos cravou 57,92m, sua melhor marca do ano. Para o atleta, a euforia foi ainda maior pois ele faturou o título inédito no torneio de inauguração da nova pista do Complexo Esportivo Santos Dumont. O campeonato sediado por Pernambuco segue até amanhã, com as provas acontecendo no Santos Dumont, em Boa Viagem.
Embora incompleta, a reforma no local proporcionou uma sensação única aos atletas do Estado que tiveram a oportunidade de ver de perto o trabalho da pista pronto. “Para mim particularmente faltou só a gaiola, mas observar a competição acontecendo depois de tantos meses com isso tudo deserto é quase indescritível”, contou Curió, que também foi voluntário na organização do Norte-Nordeste de Atletismo.
Ele, inclusive, vai aproveitar o embalo da pista pronta para voltar a treinar, mesmo em uma época do ano que não há competições. “Minha meta agora é participar por experiência de um GP de Atletismo no próximo ano. Voltar a competir com Montanha. Nesses momentos eu aprendo muito e ganho motivação extra”, completou.
Curió não foi o único estreante na categoria adulta a conquistar o ouro no Santo Dumont. Ednaldo Souza, 20 anos, veio de Ouricuri para faturar o ouro nos 400m com barreiras. Mesmo com contusão na coxa, sessões de fisioterapia e semanas sem treinar, o atleta arriscou participar da competição. “Eu queria muito ver a nova pista, participar do primeiro torneio adulto. Levar o ouro foi inesperado, mas esta é a resposta para tudo o que eu já passei até chegar aqui”, contou Ednaldo, emocionado pelo feito.
O terceiro destaque estadual foi garantido pelo ouro de Ubiratan José dos Santos, que levou a melhor nos 10km. De quebra, ele ainda cravou 30min08s e quebrou o recorde do torneio. Quarenta e cinco atletas compõem a Seleção de Pernambuco, que este ano busca o oitava título consecutivo na competição. O Norte-Nordeste de Atletismo continua hoje e amanhã no Santos Dumont. A entrada é gratuita.


ECONOMIA: Pernambucana B&R terá unidade em Angola.


Impulsionada pelo crescimento do turismo de saúde em Pernambuco, a B&R Consultoria, especializada no mercado de saúde, está se preparando para abrir um escritório em Angola, na África. A escolha pelo continente africano, segundo um dos sócios da empresa, Eurico Noblat, se deu pelo fato de 80% dos pacientes recebidos espontaneamente no Brasil serem oriundos de lá e terem como destino principal a cidade São Paulo. Muitos empresários paulistanos descobriram um nicho de negócio que tem se mostrado lucrativo e a B&R quer repetir isso por aqui.
De acordo com o secretário de Turismo, Alberto Feitosa, que também aposta alto no segmento, o governo está tentando fechar voos diretos entre os dois continentes. “Recentemente ganhamos uma forte aliada, a Copa Airlines. Agora vamos apostar mais na África e precisamos também cuidar da questão da qualificação e do preparo para atendimento”, comenta. Um ano depois do lançamento do programa Pernambuco na Rota do Turismo de Saúde, o consultor tailandês Rubem Toral, presidente da Mednet Ásia, faz os últimos ajustes para lançar, em fevereiro, um raio-X do setor em Pernambuco. Ele foi contratado especialmente para entender quais os pontos a serem trabalhados.
O sócio da B&R Breno Santana explica que o objetivo do escritório, que deve ficar pronto no próximo mês, é viabilizar uma ponte entre pacientes e hospitais, informando, por exemplo, tabelas de procedimentos e equipe médica, além de hospedagem, transfer e alimentação. “Firmamos parceria com um consultor de lá, profundo conhecer do mercado. Nossa intenção é, com apoio do governo do Estado e de missões médicas, mostrar as potencialidade do Recife para mais países da África, já que hoje somos o segundo polo médico do Brasil. Os preços aqui são bem competitivos, em torno de 50% a 60% mais baixo que em São Paulo”, complementa.
Santana acredita que, por semana, é possível ter, caso os voos se concretizem, uma movimentação próxima a mil pessoas, inclusive atendendo demandas do polo têxtil do Agreste. Se houver sucesso na empreitada, a B&R pensa em investir num segundo escritório, no Senegal, cujo apoio do consulado local já foi aprovado.
O turismo de saúde movimenta por ano US$ 60 bilhões ao redor do mundo. No Brasil, segundo Ministério do Turismo, 0,6% das pessoas que visitam o País vêm por questões médica, de bem-estar e estéticas. Um turista de saúde chega a gastar oito vezes mais que um turista de lazer e ainda tem a vantagem de geralmente pagar em espécie. Entre as apostas do Estado, estão as áreas de cirurgia plástica, ortopedia, medicina esportiva, cirurgia bariátrica, oftalmologia, odontologia, reprodução assistida e medicina diagnóstica/check up.
“No I Congresso Norte Nordeste de Gestão em Saúde, que aconteceu no Mar Hotel, em agosto, ficou claro que os hospitais estão em busca de rentabilizar suas operações para contrabalançar os valores pagos pelos convênios. Essa é uma grande saída”, observa Eurico Noblat.
Confira aqui cartilha do Ministério do Turismo sobre o assunto.


ÚLTIMAS: Macarrão é condenado à 15 anos de prisão.



a3bb4fea5521a084ad75cf70f456fbdd.jpg
Macarrão foi absolvido do crime de ocultação de cadáver
Foto: reprodução UOL

Do NE10
Os réus Luiz Henrique Romão, o Macarrão, e Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do goleiro Bruno Fernandes, foram condenados na noite desta sexta-feira (23), no Tribunal do Júri, em Contagem, Minas Gerais, no caso que julga os responsáveis pela morte e desaparecimento de Eliza Samudio, em junho de 2010.

Macarrão foi condenado pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado e absolvido da ocultação de cadáver, somando 15 anos de reclusão.

Já Fernanda foi condenada à cinco anos de prisão pelos crimes de cárcere privado de Eliza e do filho dela com o goleiro, o menino Bruninho. A sentença foi lida pela juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues após cinco dias de julgamento.