ELEIÇÃO 2012:



Justiça Eleitoral Transfere data de diplomação em Ibimirim.


Ibimirim: A diplomação do prefeito eleito Adauto Bodegão e sua vice Fátima de Gilson estava marcada para proxima  quarta feira, 28/11. Além de Adauto e Fátima  de Gilson também receberia  na mesma data seus diplomas  os seguintes vereadores: Coco da Casa de saúde, Lourdes Enfermeira, Wellington,Fofa, Guega, Fernando Advogado,Nelsi das Motos, Janailson, Sandra da Ação Social e Gago além dos suplentes de vereadores.
Segundas informações obtidas o Juiz da 128 Zona Eleitoral Dr. Marcos Garcez de Meneses resolveu adiar para o proxímo dia 13 de Dezembro o cerimonial de diplomação do  futuro prefeito e  sua vice, além dos vereadores e suplentes. O motivo dessa transferência de data se deu por conta ainda tramita no TSE alguns processos que foram indeferidos pelo magistrado mais os envolvidos entraram com recursos e concorreram o pleito eleitoral do ultimo dia 07 de outubro.


VESTIBULAR:


'Cola' no Vestibular UPE desclassifica estudante no primeiro dia.



a4700585ada4e31ee769e2eb7842d422.jpg

Do NE10
A comissão organizadora do vestibular da Universidade Pernambuco (UPE) anunciou no final da manhã deste domingo (25) que 13 feras foram desclassificados por estarem portando celulares - equipamento proibido no edital do concurso. Desses casos, dez aconteceram em Petrolina, no Sertão pernambucano, outro em Garanhuns, no Agreste, mais um em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e o último no Recife.

Além desses desclassificados, a diretora da comissão, Izabel Avelar, informou que uma pesssoa foi eliminada por estar portando material para consulta na Escola Santos Dumont, em Boa VIagem, Zona Sul do Recife. "O estudante estava com uma apostila de cursinho embaixo do cadernos de provas. Esse tipo de eliminação é extremamente incomum", contou.

Apesar desses contratempos, Izabel Avelar disse que este primeiro dia do Vestibular 2013 da UPE foi um dos mais tranquilos dos últimos anos. "Sequer tivemos registros de pessoas que chegaram atrasadas ao local de prova. Esperamos ter mais problemas na segunda e terça-feira por causa dos congestionamentos", explicou.


ESTIAGEM:


Assembleia Legislativa discute situação dos municípios em audiência pública.


Preocupado com a situação de diveros municípios pernambucanos que enfrentam queda de receita, o deputado Claudiano Filho (PSDB) convocou audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) para discutir a questão.

Para o encontro, o parlamentar convida prefeitos e representantes do governo, do Ministério Público, do Tribunal de Contas e do Tribunal de Justiça. A bancada federal e os três senadores também estão convidados. O debate aconte no próximo dia 26, às 10h, no plenário da Alepe.

"A situação de muitas prefeituras já é de calamidade administrativa, com a redução do IPI e consequente  diminuição dos repasses da União e do Governo. É preciso encontrar uma solução para esse problema, sobretudo numa época de estiagem como a que estamos vivendo", destacou o parlamentar.


CULTURA:


Queijo Minas vira tema de debate com cineasta mineiro no Bairro do Recife.


ceb21c1f834fc0d274c34c6b0adb8485.jpg 
Do NE10
Pernambuco recebe, no projeto de intercâmbio cultural Minas – Pernambuco, o cineasta mineiro Helvécio Ratton, para discutir a história de um dos principais patrimônios da cultura brasileira: o queijo minas. Ratton apresenta o documentário "O Mineiro e o Queijo", nesta terça-feira (27), às 19h30, na Caixa Cultural Recife, que fica na Avenida Alfredo Lisboa, 505, na Praça do Marco Zero, Bairro do Recife. O tema tem entrada gratuita. 

Ainda haverá um debate com o público e o lançamento do livro "Helvécio Ratton, o Cinema Além das Montanhas", de autoria de Pablo Villaça.

O Minas – Pernambuco chega à sua quinta e última edição, mantendo a ideia de convidar para o Recife expoentes da cultura mineira e levando para Belo Horizonte representantes daqui. Já participaram do projeto a cantora Fernanda Takai, os escritores do Coletivo 21, o ator e fundador do Grupo Galpão, Eduardo Moreira, e o coreógrafo do Grupo Corpo, Rodrigo Pederneiras.

Desta vez, o projeto realiza uma incursão pela história do produto mineiro, mostrando como o início da sua produção, introduzida pelos portugueses que estavam em busca de ouro, formou um conjunto de hábitos e costumes enraizados nas identidades mineira e brasileira.

SERVIÇO

Projeto Minas - Pernambuco
Dia: 27 de novembro, às 19h30
Local: Caixa Cultural Recife, no Bairro do Recife Antigo
Informações: (81) 3366.9659


MENSALÃO: Mensalão: Futuro de deputados condenados deve ser decidido pelo plenário da Câmara.


A fase de fixação de penas dos réus condenados durante o julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), está levando a uma discussão polêmica nos corredores da Câmara Federal sobre o futuro do mandato dos deputados considerados culpados.

A polêmica surgiu porque em julho, ao protocolar as alegações finais do processo no STF, o procurador-geral da república, Roberto Gurgel, disse que é “relevante a aplicação da pena de perda de cargo, função pública ou mandato eletivo” como um dos efeitos da decisão da Suprema Corte.

Para o jurista e professor da Universidade de São Paulo Dalmo Dallari, uma determinação do Supremo nesse sentido seria inconstitucional. “Se o Supremo fizesse isso, criaria um embaraço jurídico extremo”, avaliou. Dallari explicou à Agência Brasil que, nesse caso, o Supremo pode apenas comunicar ao Parlamento que entende que a condenação é caso de cassação de mandato. “A Constituição assegura que a última palavra é do Parlamento, qualquer decisão contrária a isso caberia recurso à Corte Interamericana de Direitos Humanos”, disse.

O Inciso VI do Artigo 55 da Constituição Federal, que fala da perda de mandato de deputado ou senador, diz que fica sem o mandado o parlamentar “que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado”. Porém, o Parágrafo 2º do mesmo artigo diz que “a perda do mandato será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa”.

Três deputados federais, João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto ( PR-SP), foram condenados pelo STF, mas ainda aguardam a definição das penas. Na Câmara, a polêmica também envolve o ex-presidente do PT, José Genoíno (SP). Como suplente, o petista deve assumir em janeiro a vaga do deputado Carlinhos Almeida ( PT-SP), que foi eleito prefeito de São José dos Campos. Genoíno já teve a pena fixada em sete anos e 11 meses de prisão por corrupção ativa e formação de quadrilha. Segundo a assessoria da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados, até hoje a Casa não teve nenhum caso de perda de mandato por motivo de sentença transitada em julgado.
Depois que o Supremo concluir o julgamento e comunicar a decisão à Câmara, o processo que pode levar à cassação desses deputados deve ser longo. Primeiro, o presidente da Casa, deputado Marco Maia ( PT-RS), pode pedir que o corregedor se pronuncie sobre o assunto. A corregedoria, então, ouve a defesa dos deputados condenados e leva o caso para análise dos sete membros da Mesa Diretora da Câmara, que decidem se oferecem representação para perda de mandato à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Se na CCJ os deputados decidirem pela abertura de processo de cassação, a palavra final é do plenário. “Nada impede também que, depois de terminado o julgamento, qualquer partido político entre com pedido de cassação de mandato junto à Mesa Diretora”, explicou o chefe da assessoria jurídica da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, Fábio Ramos.

Questionado sobre uma possível cassação dos colegas condenados, o presidente da Câmara, Marco Maia, já disse que não existe a possibilidade de o STF interferir nesse assunto. Maia tem dito também que quer esperar a conclusão do julgamento “até para ver se haverá equilíbrio entre as penas”, mas em todas as vezes que falou do assunto adiantou que vai cumprir integralmente a Constituição.

“A lei é muito clara, eles [os ministros do Supremo] mandam para cá e quem vai decidir se cassa ou não é o conjunto de deputados. O PT vai defender esses deputados aqui, não há dúvida em relação à defesa do mandato desses companheiros”, garantiu o líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP).

A incerteza sobre o futuro dos deputados condenados incomoda o PSOL. “Para nós, é um constrangimento muito grande ver deputados condenados exercendo o mandato”, disse o líder do partido na Câmara, deputado Ivan Valente (SP). Mesmo reconhecendo que não há disposição entre a maioria dos líderes partidários para votar a proposta de emenda constitucional que acaba com o voto secreto em casos de cassação de mandato, Valente diz que a prioridade do partido é acelerar essa discussão no plenário. “Sem o voto aberto, vamos continuar tendo casos desse tipo”, disse.

O líder do PP na Câmara, Arthur Lira (AL) disse à Agência Brasil que o partido ainda não conversou sobre a situação do deputado Pedro Henry. Ele destacou o fato de o colega não ter renunciado e ter sido eleito para mais dois mandatos depois das denúncias. "De qualquer forma, esse é um assunto que extrapola os partidos e cabe à Mesa Diretora da Casa, mas nem a pena foi definida pelo Supremo. Vamos esperar, acrescentou.

A Agência Brasil tentou contato com o líder do PR, deputado Lincoln Portela (MG), mas não conseguiu falar. A assessoria informou que o parlamentar está no interior do estado.

Também procurada pela reportagem, a liderança do PSDB na câmara não quis comentar o assunto.
Fonte: Agência Brasil


ESPORTES: Victor Penalber conquista ouro no Grand Prix de Judô.


O segundo e último dia do Grand Prix de judô, disputado em Qingdao, na China, foi marcado pela única medalha de ouro brasileira na competição. Neste domingo, Victor Penalber, na categoria até 81 quilos, derrotou o russo Murat Khabachirov na decisão e faturou o título.

Penalber teve um grande desempenho e venceu três de suas quatro lutas por ippon. A primeira vítima do brasileiro foi o indiano Manoj Kumar, seguido pelo chinês Xuewen Wang, único batido por um yuko. A semifinal foi contra outro judoca da China, Maojian Li, enquanto a decisão aconteceu contra Khabachirov.

Foi a sexta medalha brasileira na competição e terceira deste domingo. As outras duas foram de prata, com Renan Nunes, na categoria até 100 quilos, e Maria Portela, até 71 quilos. Desta forma, o Brasil encerra sua participação com a quinta melhor campanha, com um ouro, quatro pratas e um bronze. A melhor foi a China, com quatro ouros, duas pratas e dez bronzes.

Ainda neste domingo, Maria Portela iniciou sua caminhada em busca de uma medalha ao bater Yun-Ting Chen, de Taipei, com um ippon. Com dois yukos, ela passou por Laura Vargas Koch, da Alemanha, mas na decisão parou diante da chinesa Fei Chen, que venceu com um ippon.

Também por um ippon perdeu o brasileiro Renan Nunes na decisão da categoria até 100 quilos. O algoz foi o japonês Yusuke Kumashiro, que venceu em apenas 19 segundos. Antes, no entanto, Renan vinha fazendo boa campanha e bateu seus três adversários: Dorj Anar, da Mongólia, e Karolis Bauza, da Lituânia, por ippon, e Do Hyoung Kim, por dois yukos.

O Brasil também foi representado neste domingo por Nadia Merli, na categoria até 70 quilos, Maria Suelen Altheman, até 78 quilos e Luciano Corrêa, até 100 quilos, mas nenhum deles conseguiu subir ao pódio.
Fonte: Agência Estado


VESTIBULAR: Primeiro dia do Vestibular 2013 da UPE tem início tranquilo neste domingo.

8accffb2e9d85a37a15d6c53cb0a9642.jpg
Do NE10
O primeiro dia de vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE) teve um início tranquilo na manhã deste domingo (25). Ao todo são 41.551 feras concorrendo a 2.776 vagas de 52 cursos, sendo direito e medicina os mais concorridos.

Nesta manhã os portões dos 71 prédios, espalhados por 14 municípios de Pernambuco, fecharam pontualmente às 8h. A aplicação dos exames começou às 8h15 e apenas às 11h15 os estudantes poderão deixar os locais de prova.

Neste domingo, os vestibulandos têm pela frente questões de as provas de redação, português, língua estrangeira (inglês ou espanhol), além de uma redação. O gabarito oficial sai às 14h30, no site do processo seletivo.

Nesta segunda-feira (26) a maratona continua com a aplicação das provas de matemática, biologia, geografia e filosofia. Já no último dia do Vestibular 2013 da UPE, a terça-feira (27), os feras encaram os exames de história, química, física e biologia.

Este é o último ano em que a UPE realiza esse modelo de três dias de prova, utilizado desde a década de 80. A partir do ano que vem, a instituição de ensino irá adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como primeira fase, assim como faz a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O listão dos classificados está previsto para sair no dia 30 de janeiro, e a primeira relação do remanejamento já será publicada dois dias depois.